top of page
Buscar

Antártica ou Antártida?



Para descobrir qual o correto, temos que voltar no tempo, para 500 anos antes de Cristo.

Naquela época existia um filósofo e matemático chamado Pitágoras. Você conhece Pitagoras? Sim, aquele mesmo do teorema (Em todo triângulo retângulo, a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa). Ele já afirmava que a Terra era redonda e acreditava que existiam terras ao norte e terras ao sul para contrabalancear esse peso.


A parte norte chamada de Ártico, então a parte sul seria o Anti-Ártico – daí Antártica.

O nome ártico vem do grego e significa urso por causa da constelação Ursa Maior que sempre aponta para o polo norte. Pelas regras da língua portuguesa, ártico é um adjetivo e Antártica também, podendo ser usada para se referir ao oceano antártico, às aves antárticas... Agora o substantivo é Antártida.

Porém, essa regra é usada principalmente nas línguas portuguesa, espanhola e italiana que relacionam a Antártida com a Holanda, Nova Zelândia, que em espanhol é Nueva Zelanda, e a Atlântida.

No Brasil, os primeiros que pisaram no continente e redataram os primeiros papéis sobre a assinatura do Tratado Antártico, usaram essa regra do português. Por isso que os papéis oficiais utilizam Antártida.

Já após o início das pesquisas brasileiras e a divulgação dos resultados começou-se a utilizar Antártica, já que todos os outros países usam a palavra com ca.

Portanto, pesquisadores e militares utilizam Antártica, e o governo ainda usa Antártida nos papéis, porém, já começaram a se referir ao continente como Antártica.

Nenhum dos dois está errado, Antártica ou Antártida, qualquer um dos dois...lembrando que o nome da cerveja derivou do continente.

Então continuem curiosos e a até o próximo post!

Quer saber mais sobre o continente gelado? Confira nossos vídeos no canal:




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page